domingo, 26 de setembro de 2010

Projeto Malwares-BR - Início

O projeto malwares-br é uma idéia para criação de assinaturas para projetos opensources (especialmente regras do Snort e num futuro Clamav. Talvez correlacionamento/regras pro OSSEC quando possivel) para uso em especial de empresas nacionais contras as ameaças "Made In Brazil".

O foco inicial será baseado em poucos samples que colhemos durante a semana de onde faremos a análise básica , com uma pequena explicação e assinaturas para Snort inicialmente. Dependendo da demanda e ajuda durante o passar do tempo também faremos algo para o Clamav visto que isso será de grande valia para eles também . Outra possibilidade é o projeto entrar como parte do ruleset do Emerging-Threats mas para isso temos que criar uma boa demanda de regras e mostrar que a comunidade nacional esta empenhada .

Inicialmente o que mais precisamos é de amostras ou seja, se você receber algo de alguma empresa nacional  por favor nos encaminhe o link ou email pois certamente retribuiremos com as assinaturas. No geral existem diversas formas de participar e algumas posto abaixo:
  • Envio de link de malwares
  • Criação de regras baseado em pcap de sandboxes
  • Testes das regras usando em seus ambientes
  • Tunning de regras feita por outros

As regras será armazenadas no http://www.snort.org.br e juntamente com a regras publicaremos um pcap caso possível deixando assim mais facil caso alguém queira colaborar.

Sugestões, críticas fiquem a vontade para nos contactar.

Happy Snorting!

Equipe Snort-BR

2 comentários:

  1. Gostei da iniciativa e gostaria de ajudar também no que for possível é difícil achar algo relacionado hoje em dia que tenha valor.

    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Só corrige o texto ae brother !

    "As regras será armazenadas no http://www.snort.org.br"

    ResponderExcluir